top of page
Nascer do sol na natureza
O CARNAVAL

O que é Dāna?

Por Catherine Pawasarat, co-fundadora do PlanetDharma.com

 

O que é Dāna? Nós temos a oportunidade preciosa de nos beneficiar dos ensinamentos do despertar graças à dāna. “Dāna” (pronunciada dahna) é uma palavra em Sânscrito e Pali que significa “generosidade” ou “doando”. No Budismo, ela também se refere à prática de cultivar generosidade.

 

As Paramis e a Generosidade

Dāna é a primeira das chamadas Seis Paramis ou Perfeições: generosidade, ética, paciência, esforço com alegria, concentração e sabedoria. Por meio de nossos esforços conscientes, todos os seres “aperfeiçoam” cada uma dessas virtudes no caminho para o despertar.

 

Ensinamentos budistas defendem que a dāna é o fundamento de todas as paramis e que ao fortalecer nossa habilidade de sermos generosos, todas as outras paramis se desenvolvem naturalmente. A dāna é sempre discricionária e pode consistir em tempo, energia, dinheiro, comida, roupas, presentes, preces (particularmente de boa saúde), ou simplesmente uma atitude de apoio e apreço.

 

Retribuindo a Generosidade de Professores Iluminados

Qualquer pessoa que tenha estudado de perto com um professor iluminado fica muito humilde e inspirada pela imensa dāna de seus professores combinada com compaixão: nossos professores se esforçam infinitamente para nos liberar de nossa ignorância e sofrimento e nos ajudam a seguir em frente no caminho do despertar – mesmo quando chutamos e gritamos, arrastamos nossos pés e, de modo geral, ficamos no meio do nosso próprio caminho!

 

Tipicamente, estudantes fazem uma oferta de dāna ao professor no início do retiro ou antes de um ensinamento, para estabelecer nossa intenção de apoiar a disseminação dos ensinamentos por meio do veículo que é o professor. Oferecer dāna no início também estabelece nossa intenção de aproveitar ao máximo essa preciosa oportunidade de tempo de ensinamento ou prática, para o nosso próprio desenvolvimento e para o benefício de todos os seres. Tradicionamente, a dāna também é oferecida durante uma iniciação ou o wongkur Tibetano pelas mesmas razões.

O Maior Presente é Aplicar os Ensinamentos

Não há nenhuma dúvida de que o maior presente ao professor é aplicar diligentemente os ensinamentos. Dito isso, nossa generosidade para os nossos professores de dharma e centros de meditação aqui e agora é uma oportunidade preciosa para nós sermos parte da disponibilização dos ensinamentos para os seres em todas as partes, de forma continuada. Nossa prática diária de dāna em qualquer manifestação enriquece muitas vidas, inclusive a nossa.

Que nossa dāna possa nos ajudar e ajudar os outros a desperdar rapidamente, para o benefício de todos os seres!

 

Oferecendo Dāna: Algumas Diretrizes e Práticas

Duncan Cryle, membro fundador do ClearSkyCenter.org e professor do Despertando no Brasil

Dāna como uma prática ativa

Os ensinamentos do Despertando no Brasil são oferecidos de acordo com a prática ancestral da dāna, uma troca mútua de generosidade e abundância entre professores e estudantes.

“Dāna” é uma palavra em Sânscrito e Pali que significa “generosidade”. É uma prática espiritual poderosa e ativa.

Essa página foi adaptada pelos estudantes do Despertando no Brasil como uma oferenda a qualquer pessoa que queira aprender mais sobre a prática de dāna.

Dāna no Budismo

No Budismo, dāna tem sido a abordagem tradicional por milhares de anos. Por meio do nosso cultivo da dāna, nós deixamos estados habituais de pobreza mental para trás e firmemente desenvolvemos uma realidade de riqueza psicológica, espiritual e material. A prática de dāna é a linha que costura a abordagem do Despertando no Brasil para o despertar e por isso os ensinamentos do Despertando no Brasil são oferecidos com base em dāna.

Em nossos tempos atuais a prática ancestral também tem sido compreendida sob novas luzes com movimentos tais como “economia da dádiva” e “economia sagrada”.

Dāna como o primeiro passo no caminho espiritual

A prática da generosidade é a essência do caminho para a liberdade - a primeira rachadura de luz em nossas vidas protegidas pelo ego. Momentos de generosidade abrem espaços em nossos corações, aliviam o medo de não termos o suficiente e nos permitem afrouxar nosso apego.

A generosidade nos permite experimentarmos um ao outro mais completamente, abrindo espaço para receber e aprender. Por causa disso, geralmente recomenda-se que a dāna seja oferecida antes da aula ou retiro.

Quanto oferecer?

Qualquer que seja a doação, a chave é dar dāna com o coração da generosidade, um sentido de abundância e um forte intenção pelo nosso despertar e pelo despertar dos demais.

Em certo sentido, ensinamentos transformadores não têm preço - qual o preço da liberdade do sofrimento?

Mas em termos práticos, nós oferecemos de uma forma que seja ao mesmo tempo sustentável para nós e que apoie nossos professores e os ensinamentos que desejamos ouvir. 

Uma forma de abordar a questão de “quanto?” é olhar para o quanto pagamos por outras coisas. Talvez nós paguemos felizes 15 reais por um filme, 30 reais por uma aula de yoga ou 150-400 reais por uma sessão com um coaching. Se nós oferecermos menos dāna para os ensinamentos do despertar do que pagamos para assistir um filme, nós estamos emitindo uma mensagem para nós mesmos de que o entretenimento possui um valor maior para nós do que a oportunidade de receber.

Por exemplo, um curso online de 4 semanas de boa qualidade pode tipicamente custar entre 200 e 500 reais. Então, nós tipicamente recomendamos que se ofereça dāna dentro da faixa de um curso online do Despertando no Brasil.

Parte da beleza da dāna é que ninguém é excluído por falta de dinheiro. Se nós estivermos realmente desafiados pelo dinheiro, podemos oferecer menos. Se estivermos em uma boa situação financeira podemos oferecer mais e saber que a nossa generosidade está ajudando os ensinamentos a serem sustentáveis e disponíveis a todos.

Verificando com o seu coração

1) Faça algumas respirações em silência e centre-se. Tome alguns momentos para refletir em cada ponto abaixo:

 

  • a beleza e integridade da prática de dāna;

  • o valor de receber ensinamentos diretos de mantenedores da linhagem em uma tradição espiritual reconhecida;

  • a realidade da sua situação financeira.

2) Tome alguns outros momentos para entrar em contato com um sentido de saúde, força e abundância. Você tem uma mente, corpo e sentidos saudáveis, o karma bom de ter ouvido os ensinamentos, as condições para apoiar a sua prática de Dharma. Comemore isso!

3) Agora verifique com o seu coração e mente qual quantia parece ao mesmo tempo consistente com a sua situação e expressiva da sua aspiração.

 

Que essa prática de dāna abra um espaço dentro de mim para aprender e receber.

Que essa doação apoie os professores e ensinamentos para o benefício de muitas outras pessoas.

Que essa doação apoie diretamente meu próprio despertar por meio de uma forte prática de dāna.

Essa doação, eu o doador, e os professores somos todos impermanentes - e com isso em mente eu dou com leveza e generosidade, para o benefício de todos os seres!

Tornando-se Financeiramente Estável

É uma parte importante da nossa prática de generosidade estar em uma situação financeiramente estável em que podemos manifestar generosidade a nós mesmos e aos outros. Se você sente que o que você pode oferecer de dāna é mais baixo do que você gostaria, faça um compromisso forte com você mesmo para examinar e mudar seus padrões financeiros ou situação.

Como o ditado diz, “A diferença entre um sonho e um objetivo é um plano”. Faça um plano e crie um cronograma para quando a sua situação financeira irá empoderar você a ser mais generoso, a apoiar os professores, os ensinamentos, a você mesmo e aos outros.

Se o tópico causar estresse, confusão ou te dar um branco, talvez considere fazer coaching  ou o Programa de Integridade Financeira.

Nós esperamos que as reflexões acima e as diretrizes sejam úteis para você. Que a sua prática de dāna prospere para o benefício de todos os seres!

Dāna (Generosidade)

Os ensinamentos e diretrizes são oferecidos de acordo com a prática de dana, uma troca mútua de generosidade de abundância entre professores e estudantes.

 

“Dāna” é a palavra em Sânscrito e Pali que significa “generosidade” ou “doação”, e é sempre discricionária. Por meio do nosso cultivo da dāna, nós deixamos estados habituais de pobreza mental para trás e firmemente desenvolvemos uma realidade de riqueza psicológica, espiritual e consequentemente material.

 

Ao praticar com um espírito saudável de generosidade, nós aprofundamos nossa própria prática e apoiamos os professores a tornar esses ensinamentos curativos disponíveis a todos.

 

Ao oferecer dāna material ou de outros tipos com um coração aberto, todos se beneficiam, particularmente aquele que oferece.

 

A dāna é uma prática espiritual ativa, consciente e poderosa. No Despertando no Brasil todos os ensinamentos são oferecidos com base em dāna para convidar os estudantes a conscientemente cultivar a sua dāna, bem como para permitir que os ensinamentos sejam oferecidos a todos de acordo com as suas condições financeiras. A prática de dana é um profundo e maravilhoso estudo.

CONTEÚDO
Buda
bottom of page